domingo, 10 de outubro de 2010

ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA

Para termos uma escola de qualidade para os nossos filhos e alunos devemos nos preocupar com sua organização. Muito já estamos fazendo para que o nível de ensino se modifique dando condições de uma melhor educação.
Estamos vivenciando na maioria de nossas escolas a gestão democrática, que trás um compartilhamento de decisões sobre os assuntos da escola, onde todo o seguimento envolvido tem o direito direto de participar, trazendo com isto, uma organização de norma legal. Na verdade é uma mudança na estrutura das relações de poder do ensino e nas escolas públicas em geral, mas não só na teoria, mas também na prática. O que deve ser considerado de suma importância dentro das reuniões do conselho escolar, onde a maioria das escolas tem no seu conselho um canal direto, que liga os segmentos escolares com a comunidade escolar buscando melhores maneiras de fazer o espaço escolar um ambiente sadio e interessante.
Segundo o texto Modelo Institucionalizado de Neusa Chaves Batista.

Já no currículo escolar temos uma organização tempo/espaço onde serão desenvolvidos diferentes conhecimentos conforme o seu PPP, baseado no princípio da autonomia da LDBEN (Lei nº9394/1996) que dá a incumbência da escola junto aos seus professores, de construí-lo de maneira que atenda suas necessidades, que envolverá a comunidade escolar, para um bem único.
Todo o planejamento escolar fica envolvido de maneira participativa.
Texto Organização Curricular de Maria Beatriz Gomes da Silva

2 comentários:

Geny disse...

Prezado aluno Marcos!

A gestão Democrática nas escolas é fundamental para se alcanças os objetivos de um Ensino de qualidade, onde a comunidade seja atuante participativa nas decisões conjuntas que vá ao encontro das reais necessidades.

Como você vê esse desempenho de mudança, na sua Escola de atuação?

Obrigada por sua postagem!

Abraços,

Tutora Geny

marcos9.bloggoogle.com disse...

Tutora Geny, aos poucos as mudanças no que diz respeito a gestão democrática e o conselho, foram sendo inseridos para que sejam atendidos todos os problemas que existem e que venham a existir, pois, somente a únião de todos com o mesmo propósito pode dar bons resultados. Pelo que pude apreciar na escola onde estive, há uma preocupação por parte de todos, em respeito as condições de um melhor ensino, isto requer esforços, que são dispostos de maneira a primar pela qualidade, no caso à escola especial, também se volta para a acessibilidade dos alunos, pois, faz parte de um compromisso, onde todos se beneficiam. No momento que os segmentos da escola no caso do conselho escolar, consegue exercer sua função com autonomia, temos alunos com auto estima para prosseguir conquistando seus direitos, pois,o objetivo maior é vê-los seguindo um caminho com dignidade.