segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A educação e a Sociedade

Para falar de educação temos um foco mais centralizado devido a amplitude da palavra. A educação influencia sobre o homens de maneira a torná-lo um ser sociável, mas o propósito dela é desenvolver cada pessoa de maneira individual, respeitando suas faculdades humanas.(Kant)
Muitos estudiosos postulam que há uma educação perfeita, com exigências que nos fazem renunciar aos prazeres da inteligência. Mas é bom considerarmos que a educação varia com o tempo e o lugar onde o indivíduo se situa. Na antiguidade o indivíduo tinha de ser submisso, já que em outro tempo sua personalidade deveria ser autônoma. Talvez possa ser somente conceitos que divergem no tempo, pois as sociedades são constituídas conforme a necessidade humana, suas práticas decorrem da organização com que ela é formada, para que não se pratique os erros do passado, sendo que nossos filhos não sofram no futuro.
Existem princípios básicos onde a humanidade vem se desenvolvendo e que dirigem a educação, quando se estuda estes princípios temos como base a religião, a política, a ciência, a arte, como coletivo e não somente individual, onde ele possa fazer o que quisesse, deve respeitar o que já se traz como herança. Uma definição para a educação, considerando os sistemas que já existem tendo uma sociedade constituída pelos segmentos da humanidade. conforme a sociedade que exerce meios educativos que diferem a sua cultura entre outros. A educação não pode ser a mesma, para todos os indivíduos , pois há diversidade, pois, cada um tem o seu tempo para a aprendizagem.
Devemos dar acesso a todos conforme suas restrições e necessidades, respeitando sua base dentro do conceito família que é onde tudo começa, pois, se estamos falando da educação e a sociedade, o indivíduo tem o seu primeiro contato social com a família, daí vem a sua cultura e crenças. As pessoas que possuem qualquer tipo de deficiência se tornam parte importante dentro deste conceito educação, elas não mais do que ninguém tem esse direito e o fazem por merecer, pois tem a base familiar que os preparam para a sociedade, seu processo educativo só vem acrescentar seus desenvolvimentos, os fazendo destacar em diversas àreas.

2 comentários:

Geny disse...

Prezado aluno Marcos!

A sua reflexão referente à educação para aluno especial, é pertinente demonstrando ser conhecedor do assunto. Penso que sempre buscamos o ideal, todavia, temos que adaptar a realidade. Então precisamos do conhecimento, do embasamento teórico e para colocar na prática temos que recorrer à criatividade!

O que você acha?

Um grande abraço,

Geny

marcos9.bloggoogle.com disse...

Olá Tutora Geny!

É exatamente isto. Temos de buscar através da pesquisa embasamento teórico, para depois utilizarmos na pratica com nossos alunos. Não podemos nos esquecermos que cada caso é um caso, precisamos de objetivos amplos em alguns casos, mas também necessitamos de objetivos específicos em outros, por isso é muito importante o conhecimento da turma. Uma sondagem bem elaborada desde o início dos trabalhos é de suma importância, se desejamos uma aprendizagem com ótima qualidade.